quinta-feira, 23 de maio de 2013

O que seria "aquilo"?


"O ignorante afirma, o sábio duvida e o sensato reflete..."(Aristóteles)


Com essas corretíssimas palavras do sábio grego começo esse relato que é no minimo intrigante.

  Em meados de 2011, eu e oito amigos resolvemos partir para Serra em uma noite fria. Compramos algumas latas de cerveja, abastecemos e partimos em três carros. 
A noite estava limpa, sem muitas nuvens, o vento era bem frio e constante, o céu estava bem estrelado. O espetáculo da natureza estava bem acompanhado de grandes trocas de informações e debates relevantes entre os amigos até que algo chamou a atenção de três de nós. 

Eles gritaram algo do tipo: "Nossa!", "Olha isso!", "Vocês viram?"

Eles disseram ter visto um tipo de explosão esférica perfeita, de cor verde, sem som e que começou de um ponto ínfimo e se expandiu até sumir.

Obs.: Não estávamos bêbados! Cabem poucas cervejas no cooler que levamos.

Ficamos intrigados. Se apenas um tivesse visto poderia ser um delírio ou algo do tipo, mas os três se assustaram ao mesmo tempo. Foi então que comecei a olhar para o ponto onde eles viram a estranha explosão verde e sem som a Nordeste. 
Aproximadamente cinco minutos depois para minha surpresa e dos quatro outros que estavam olhando, aconteceu de novo. 
Eu fiquei boquiaberto. O que era aquilo? Que tom de verde impressionante era esse? Se parece com uma explosão, mas cade o som? Começou realmente de um ponto ínfimo e se expandiu muito rápido até sumir de vez.
Fiquei eufórico, mas com a cabeça a mil pensando em muitas possibilidades para aquele fato.

É difícil imaginar a cena, assim como é difícil descreve-la. Encontrei um vídeo que se assemelha ao que vimos naquele dia e pode ilustrar melhor o que relato.


Explosão esférica filmada no Havaí.


Bom... Este vídeo filmado no Havaí foi capturado pela câmera de um telescópio no alto da maior montanha do arquipélago. Também foi capturado por outra câmera em outro ponto.  Muito se especulou sobre isso. Efeitos ou truques de câmera, ocorrências solares ou meteóricas. Até que um usuário de um fórum informou ter ocorrido um teste nuclear na Califórnia (cerca de 4.000 km de distancia) com um míssil Minuteman III e que a explosão seria uma carga explosiva que abre as portas do míssil no terceiro estágio do lançamento. Muitos não concordaram com a explicação, mas foi a aceita. Pelo visto não chegaremos a uma conclusão concreta.

Enfim... A explosão que vimos naquele dia na Serra se parecia com a do vídeo, mas não era transparente e sim um verde impressionante. Agora que cinco de nós tínhamos visto, o grupo todo passou a olhar para Nordeste afim de presenciar o fato também.  
Eles deram sorte, porque a estranha explosão se repetiu por mais duas vezes.

Viajem coletiva? Teste com mísseis nucleares na Serra? Acho que não!!!

A partir do outro dia comecei uma pesquisa  incessante para tentar pelo menos entender o que presenciamos. Não encontrei nenhuma resposta plausível. Cheguei a pensar em "Raio Bola", mas esse é um fenômeno presente em pré-tempestades, geralmente se move e tem variação de cor entre branco, vermelho e verde azulado. Não parecia ser o caso ali descrito, pois o tempo estava limpo sem possibilidade alguma de tempestade, não ouve movimentação naquela explosão esférica e o verde era muito vivo e não azulado.


Representação do pico da estranha explosão presenciada por nós.


Até hoje nos perguntamos o que era aquilo. Caso alguém tenha uma teoria, hipótese, sugestão, dúvida ou saiba com certeza do que se trata esse fenômeno, troque informações conosco por favor.

O melhor de visitar esse lugar maravilhoso é ter a chance de presenciar fenômenos incríveis como esse.

Ótimos passeios sempre!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário