"A paciência e o afinco que a mãe natureza empenhou na formação das exuberantes cadeias de montanhas, as Serras, tornaram místicos esses oceanos de terra."
Marchetti
Não é a toa que inúmeras lendas envolvendo montanhas por todo o globo
são contadas desde os primórdios da civilização humana. Seu habitat às vezes inóspito desafia e amedronta o homem, mas muitas são as que possuem uma beleza receptível a qualquer forma de vida que encanta e as recebe muito bem.
O Estado do Rio de Janeiro,
além de possuir belíssimas praias e vistas oceânicas, calor tropical entre outras mil,
foi abençoado também com a imponência e beleza divina das Serras. O ser humano
sempre contemplou ou reverenciou as majestades pontiagudas cortando os céus,
o forçando a refletir o quão pequeno somos diante de tanta grandeza.
Uma regra básica para um aventureiro de level 1 é sempre respeitar a magia natural
que cerca nossas cadeias de montanhas, preservando sua fauna, flora e
mantendo a harmonia ali existente há milênios.
Quando estiver se aventurando procure sentir a vibração das grandes altitudes,
deixe seu corpo recarregar suas forças físicas e mentais enchendo os pulmões e esvaziando a mente.
Ouça a sinfonia dos ventos, o cantar dos pássaros, a festa harmoniosa da natureza.
Vamos começar nossa aventura pela região Sul Fluminense, Estado do Rio de Janeiro,
divisa com Minas Gerais. Essa região que sempre teve sua economia e sociedade ligadas a práticas de agricultura e pecuária,
reserva inúmeras belezas naturais e muitos contos populares. Alguns bem folclóricos. Uma região com o solo rico, que prosperou desde o período do “ouro verde”, conhecida como “Vale do Café”. Com a queda do café no mercado, a alternativa foi a criação de gado leiteiro, entre outras práticas. Restaram deste período as fazendas e casarões em perfeito estado de conservação e o turismo atualmente move essas bandas. Anualmente os Festivais “Vale do Café” e o “Café, Cachaça e Chorinho” trazem à região milhares de pessoas oferecendo aos visitantes um passeio agradável ao passado.
Belíssimas construções em meio a natureza servem de palco para apresentações musicais, degustações de cachaça, café, bolos, biscoitos, etc. Esta região possui também grandes encontros de moto-clubles, carros antigos, trilhas de Jeeps e festivais de Rock com excelentes bandas revivendo o melhor do Rock’n Roll e do Blues.
Serra da Beleza
As Serras que nos rodeiam neste vale são de uma beleza mística, mas a mais intrigante é sem duvida a Serra da Beleza. Situada entre Conservatória, Santa Isabel do Rio Preto ambos Distritos de Valença - RJ e Santa Rita do Jacutinga – MG. Possui a maior concentração de areia monazita do mundo, um tipo de areia com elemento radioativo (não nociva a saúde humana). Relatos incríveis de moradores, visitantes e aventureiros são contados há décadas sobre luzes, sondas ou Foo Fighters surgindo próximos as montanhas e seguindo em direção ao céu, fazendo movimentos aleatórios e alternando velocidade. Uma pessoa com algum treinamento sobre o céu noturno (Estrelas, satélites, Iridium Flare, Cometas, etc.) e conhecimento das luzes locais dos vilarejos e casas consegue identificar facilmente esse fenômeno.
Em uma das dezenas de vezes em que me aventurei acampando na região mais próxima a Pedro Carlos um pequeno vilarejo presenciei junto a tres amigos este fenômeno. Eram 09h da manhã, o céu estava bem limpo com poucas nuvens espalhadas e o sol brilhava intensamente. Estávamos deitados sobre lençóis na grama conversando após o desjejum quando vi por entre as folhas da árvore que nos fazia sombra um pequeno ponto de luz no céu. Indaguei “Estrela essa hora?” e me levantei para sair da sombra da árvore. Foi quando percebi que o ponto de luz similar à magnitude aparente da estrela Sirius estava bem próximo ao morro a nossa frente. Fiquei boquiaberto e disse para todos olharem aquilo. Não demorou muito e a luz começou a se mover em direção ao céu bem lentamente. Tinha uma leve alteração de velocidade e rota. Passado alguns minutos percebemos um ponto de luz menor que parecia sair e entrar da luz maior em todas as direções. Foi nesse momento que a ficha caiu sobre o que estávamos presenciando. Cheguei a temer, mas ficamos embasbacados olhando para cima sem reação. “Vocês estão vendo a outra luz?” perguntei depois de alguns segundos e todos balançaram a cabeça concordando. Foram aproximadamente 40 minutos desde que avistei a luz próxima ao morro e o seu desaparecimento no céu na direção de Santa Rita do Jacutinga. Não posso afirmar o que era, mas possuía um brilho metálico similar a de uma estrela com pouca oscilação e era fantástico observar esse fenômeno logo pela manhã.
Foi uma experiência incrível que vivenciamos e que venho compartilhar com vocês. Em breve relatarei outras histórias de nossas aventuras por essas bandas.
Fica minha dica para quem gosta de natureza e mistérios.
Serra da Beleza